Desembargadores prestigiam inauguração de retrato de ex-presidente do TJMG

06/09/2023 18h01 - Atualizado em 06/09/23 18h03

O vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Fernando Antônio Galvão, e os desembargadores James Ferreira Santos e Fernando Armando Ribeiro, estiveram presentes à solenidade de inauguração do retrato do desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Nelson Missias de Morais, que irá compor galeria de ex-presidentes do Palácio da Justiça Rodrigues Campos, exposição permanente do Museu Memória do Judiciário Mineiro. A cerimônia ocorreu na terça-feira, 5, e contou com a presença de autoridades, magistrados, servidores, familiares e amigos do homenageado.

Em seu discurso, o desembargador Nelson Missias valorizou a exposição dos retratos dos ex-presidentes como uma forma de prestar contas à sociedade. “No caso das instituições públicas, vejo esse costume como uma espécie de prestação de contas. Ao identificarmos, visualmente, ex-dirigentes nessas galerias, indicando os períodos em que foram responsáveis pelas instituições, estamos também abrindo aos visitantes, ao grande público, a oportunidade de se perguntarem o que fez esse homenageado para merecer ter sua esfinge eternizada em uma nobre galeria”, disse. Atualmente, a sede histórica do Palácio da Justiça, que abriga a galeria de retratos dos ex-presidentes do TJMG, passa por reformas, mas assim que os trabalhos forem concluídos o retrato do desembargador irá integrar o importante acervo.

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, destacou a trajetória do desembargador e o seu estilo dinâmico e humanista.  “Com sua atuação e seu total comprometimento, o ex-presidente notabilizou-se, entre outros aspectos, pelo diálogo permanente e harmônico com os Poderes Legislativo e Executivo em Minas, pela defesa inarredável da independência do Judiciário, pelos esforços em prol da modernização da Corte mineira, tendo expandido o PJe para todas as comarcas do estado, e pelo impulsionamento do Plano de Aceleração de Obras, o que fez surgir vários novos fóruns pelo interior de Minas”, pontuou.

 

 

Texto: Larissa Figueiredo, com texto de TJMG
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG
Fotos: Gláucia Rodrigues/ TJMG/ divulgação