Inauguração do retrato do ex-presidente do TJMMG

05/07/2012 12h00 - Atualizado em 05/07/12 12h00

ret-int

Na tarde de quarta-feira, 04 de julho, foi realizada, no Plenário do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), Sessão Especial para a inauguração do retrato do ex-presidente deste Tribunal, juiz Jadir Silva, na Galeria dos Ex-Presidentes do TJMMG. Na ocasião, também foi descerrada placa alusiva à gestão da sua Presidência.

Jadir Silva, juiz civil da classe dos juízes de Direito do Juízo Militar, esteve à frente do TJMMG de março de 2010 a março de 2012.

O presidente do Tribunal, juiz Cel BM Osmar Duarte Marcelino, fez a abertura da solenidade e na sequência convidou o vice-presidente do TJMMG, juiz Fernando Armando Ribeiro, para fazer uma saudação ao homenageado.

“O presente seria cheio de todos os futuros, se já o passado não projetasse nele uma história”. Com esse trecho do livro “Os Frutos da Terra”, do admirável escritor francês Andre Gide, o juiz Fernando Armando iniciou o seu discurso.

Em seu discurso, o vice-presidente exaltou as virtudes do magistrado Jadir Silva. “O retrato que ora inauguramos lembra Jadir Silva como presidente deste Tribunal de Justiça Militar, função que exerceu com altivez, denodo e dedicação de março de 2010 a março de 2012. Lembra-nos, porém, do homem de muitas outras faces e cuja trajetória é marcada por um conceito tão caro a todas as instituições militares: a luta.”

“Poderia falar-lhes do juiz corajoso, íntegro e justo que jamais vacila em ouvir a voz de sua consciência e nunca se recusa a ver as vidas humanas que se ocultam por trás de cada processo.”

Após a saudação do juiz Fernando Armando, houve o descerramento do retrato pela Sra. Rosângela, esposa do homenageado.

Em seguida, o juiz Jadir Silva manifestou sua satisfação em ver sua foto na Galeria dos Ex-Presidentes e proferiu um breve agradecimento:

“A formalidade com que se revestem os atos desta Casa, está na sua essência, na sua constituição legal. E por isso, estou aqui, hoje, cumprindo mais uma formalidade desta honrada e digna Justiça Especializada, que registra a minha passagem por este Tribunal de Justiça Militar na condição de seu presidente.

O descerramento da placa noticiando a minha passagem pela Presidência desta Casa e a fixação do meu retrato no rol dos ex-presidentes do Tribunal não é fruto de um trabalho individual do homem que esteve à frente da direção e sim de toda uma equipe de zelosos servidores.

Assim, deixo o meu muito obrigado a todos e aos meus colaboradores diretos com quem contei incondicionalmente todo o tempo dessa gestão e que me cercaram de apoio, dedicação, compreensão, inteligência e entusiasmo.

Por fim, agradeço a Deus de Abraão que me amparou, protegeu meus passos e iluminou minhas decisões. Fiquem com o meu eterno agradecimento!”

Encerrando a solenidade, foi descerrada a placa alusiva à gestão da Presidência do juiz Jadir Silva.

Prestigiaram a solenidade, além de todos os magistrados da Casa, o procurador de Justiça de Minas Gerais Epaminondas Fulgêncio Neto; os ex-presidentes do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais juiz Cel PM Jair Cançado Coutinho, juiz Cel PM Paulo Duarte Pereira, juiz José Joaquim Benfica e juiz Décio de Carvalho Mitre; o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Reinaldo Ximenes Carneiro; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Ferais, Cel BM Sílvio Antônio de Oliveira Melo; o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel PM Divino Pereira de Brito; o corregedor da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel PM Hebert Fernandes Souto Silva; o corregedor do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Cel BM Cláudio Vinício Serra Teixeira; o professor Hermes Vilchez Guerrero, familiares, amigos e servidores da Justiça Militar.

 

Leia na íntegra o discurso do juiz Fernando Armando Ribeiro

 

ret-int-2

 

 

05/07/2012

 

 

Ascom – TJMMG