Inaugurada Área Integrada de Segurança Pública

23/05/2012 10h58 - Atualizado em 23/05/12 10h58


Integrantes da cúpula do sistema de Defesa Social de Minas Gerais inauguraram a sede da 107ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

É a primeira do Estado a contar com uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros em sua estrutura, juntamente com uma Companhia da Polícia Militar e uma Delegacia da Polícia Civil.

A Área Integrada está localizada no Bairro de Lourdes, na região Sudeste da cidade, e atenderá a uma população de aproximadamente 70 mil pessoas, de 33 bairros. O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz; o comandante-geral da Polícia Militar, Cel PM Márcio Martins Sant’Ana; a chefe-adjunta da Polícia Civil, Maria de Lurdes Camilli; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel BM Sílvio Antônio de Oliveira Melo participaram da solenidade de entrega do prédio à comunidade.

O secretário Rômulo Ferraz ressaltou a importância do processo de integração para a queda dos índices de criminalidade no Estado, simbolizado, no evento, pela Aisp 107. “A integração é um processo sólido, irreversível, e pelo qual estamos trabalhando intensamente”, afirmou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cel Sílvio de Oliveira Melo, também destacou a importância da unidade de resgate na Aisp. “Com a descentralização do atendimento, possível pela nossa presença nesta área integrada, poderemos diminuir o nosso raio de ação em Juiz de Fora e aumentar, com isso, nossa capilaridade de atendimento”.

Para a reforma do local onde foi instalada a sede de 1.410 m², o Governo de Minas investiu R$ 547.567,98. Além da parte administrativa da 135ª Companhia de Polícia Militar, da 6ª Delegacia Distrital da Polícia Civil e da unidade de resgate dos Bombeiros, o local conta com auditório para uso comum e amplo estacionamento. Cerca de 110 policiais militares, civis e bombeiros vão atuar na 107ª Aisp.

PROJETO – A gestão conjunta, por meio de uma Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), parte do pressuposto de que um problema local precisa de gestão local para ser mais bem solucionado, pois considera as especificidades socioeconômicas e culturais de cada área. Dessa forma, o foco da Aisp é a comunidade.

As ações policiais devem ter cunho participativo, com o objetivo de reduzir o medo do crime e de satisfazer a comunidade local, melhorando a qualidade de vida da região em questão.

As áreas integradas seguem a metodologia da Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp), que prevê ações conjuntas das polícias, com metas para combater a criminalidade.

23/05/2012

Fonte: Diário Oficial – Minas Gerais

Ascom – TJMMG