Justiça Militar de Minas Gerais participa de evento na 4ª Região Militar

20/06/2023 17h00 - Atualizado em 20/06/23 17h00

O Comando da 4ª Região Militar (4ª RM), sediado em Belo Horizonte, realizou um evento em suas instalações para recepcionar magistrados das Justiças Militares da União e do Estado de Minas Gerais, além de autoridades e convidados que participaram do Congresso Jurídico de Direito Militar, realizado de 13 a 15 de junho na capital mineira. O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) esteve representado pelo seu presidente, desembargador cel. Rúbio Paulino Coelho, e pelo diretor da Escola Judicial Militar (EJM), desembargador cel. James Ferreira Santos.

O STM participou da programação na 4ª RM com os ministros Artur Vidigal de Oliveira, general de Exército Lúcio Mário de Barros Góes, Péricles Aurélio de Lima Queiroz, almirante de Esquadra Leonardo Puntel, almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, tenente Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros, general de Exército Lourival Carvalho Silva e o general de divisão Paulo Alípio Branco Valença. Também estiveram no evento os juízes federais Celso Vieira de Souza, juiz auditor da 4ª Circunscrição Judiciária Militar (4ª CJM), e Maria do Socorro Leal, juíza auditora da 7ª CJM.

“A presença dos ministros do STM e do presidente do TJMMG nos encoraja, porque materializa a presença da Justiça e a relevância do rito processual, que educa e reforça a importância de preservar a distinção entre o certo e o errado, e nos proporciona a oportunidade de manifestar, a partir da alma do soldado que nos acompanha, o sagrado ofício de defender a pátria”, disse o Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Paulo Alípio Branco Valença.

Durante a visita foram exibidas representações de organizações militares do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). “São instituições permanentes que cultivam a disciplina e a hierarquia, que são bens tutelados pela Justiça Militar”, enfatizou o comandante da 4ª RM, enfatizando a importância do Congresso Jurídico de Direito Militar, que congregou Poder Judiciário, Forças Armadas e Forças Auxiliares.

“O senso de responsabilidade e o culto à disciplina são imprescindíveis, daí a importância da Justiça Militar, pois desde a criação do Conselho Militar por Dom João VI, essa Justiça vela para que os valores e princípios da vida castrense sejam preservados”, enfatizou.

 

Texto: Esperança Barros
Secom/TJMMG