Magistrados da Justiça Militar mineira participam de formatura em comemoração aos 90 anos da APM

20/03/2024 17h35 - Atualizado em 20/03/24 17h35

Magistrados da Justiça Militar de Minas Gerais estiveram entre os convidados da formatura vespertina em comemoração pelos 90 anos do Educandário Militar, realizado na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte, na segunda-feira, 18. Participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), desembargador cel. Rúbio Paulino Coelho; o diretor da Escola Judicial Militar, desembargador cel. James Ferreira Santos, na oportunidade também representando o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis); e os juízes Marcos Luiz Nery Filho, Carolina Aleixo Benetti de Oliveira Rodrigues, Renata Rodrigues de Pádua, João Pedro Hoffert Monteiro de Lima e Bruno Cortez Torres Castelo Branco.

Durante a solenidade foram entregues a medalha “Mérito Educacional” e a moeda comemorativa “AMP 90 anos”. Também houve o lançamento de duas revistas – uma que celebra os 90 anos da APM e a “Saúde Militar”. Em seu discurso, o chefe do Estado-Maior da PMMG, cel. Marcelo Ramos, repassou as congratulações do comandante-geral cel. Rodrigo Piassi do Nascimento, que não pôde estar presente na ocasião, e agradeceu pela presença de todos os militares e autoridades civis, honrando a Academia de Polícia Militar em suas nove décadas

“Hoje é noite de comemoração e, com certeza, noite a ser guardada na memória de todos aqui neste pátio, que para muitos é nostálgico e para outros traduz-se no caminho da conquista, na mudança, no crescimento e aprimoramento, mas que dentro em breve trará lembranças de nostalgia. Todo esse conjunto de emoções e preparo retrata a materialização da importância em celebrar uma data festiva de aniversário de uma unidade que tem tamanho significado na estrutura e na história da Polícia Militar de Minas Gerais. Acolher em festejos os 90 anos dessa Academia de Polícia Militar é reconhecer o caminho trilhado até aqui”, ressaltou.

Também em discurso o comandante da APM, cel. Eugênio Pascoal da Cunha Valadares, relembrou com detalhes o dia inaugural da Academia e elencou feitos da mesma desde quando foi fundada. Ao final, fez um agradecimento a todos que contribuíram durante o período de sua gerência.

“Em dois anos foram treinados, formados, especializados, aperfeiçoados ou habilitados 79,8 mil militares, policiais e civis de diversas corporações e forças em mais de uma centena e meia de curso de treinamento. Foram entregues 71,3 mil postos de serviços operacionais em atividade de extensão em diversas regiões”, enumerou. “O que se construiu e realizou pelas mãos dos nossos oficiais sargentos, cabos e soldados, professores e funcionários civis, seja da infusão na alma de nossa tropa, da missão do soldado ao método, das estruturas físicas, da exigência contínua da virtude, das novas institucionalidades, da iconografia, a essência da mentalidade militar, tudo ousado e por vezes heroico, uma energia explicada somente pela fé que moveu a cada uma das senhoras e dos senhores. Eu tenho a serena confiança que buscamos para a nossa corporação e para o nosso povo os melhores dias nos horizontes tempestuosos do futuro”, finalizou.

Texto: Ana Luísa Ribeiro
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG