Maio Verde: TJMMG integra mobilização “24h pelo Glaucoma”

19/05/2023 12h12 - Atualizado em 19/05/23 12h14

Este ano, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) aderiu ao Maio Verde, campanha de conscientização e combate ao glaucoma, levando informação sobre a doença para seu público interno e jurisdicionados. Dentro da mobilização deste mês, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realiza o 24 Horas pelo Glaucoma, ação que ocorrerá neste sábado, 20, das 9h às 17h, no canal do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) no YouTube, e contará com a participação de médicos oftalmologistas, celebridades e pacientes que convivem com a doença.

O 24 Horas pelo Glaucoma se antecipa ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado em 26 de maio. A data foi instituída em 2002 por decreto do então presidente da república Fernando Henrique Cardoso, mas só por volta de 2016 que foi difundida a ideia de conscientização e estendida para todo o mês de maio, recebendo o nome de Maio Verde.

Neste ano, o 24 Horas pelo Glaucoma conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e mobilização do TJMMG, por iniciativa da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, em parceria com o Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores da Justiça Militar de Minas Gerais. Durante todo o mês, informações acerca do tema estão sendo disponibilizadas para os servidores e colaboradores do TJMMG, que no último dia 8 receberam a fitinha verde alusiva à campanha.

Tipos de glaucoma – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 900 mil pessoas são portadoras de glaucoma no Brasil. A doença, que é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, não tem cura e costuma apresentar sintomas apenas nas fases avançadas. Esse mal silencioso, que afeta cerca de 2% da população mundial, é pouco debatido em sociedade, por isso, informações confiáveis sobre o tema são decisivas para um diagnóstico rápido e tratamento promissor.

Entender as particularidades de cada variação de glaucoma pode ajudar a identificar os sintomas e ir em busca de um diagnóstico assertivo. A doença pode apresentar quatro tipos.

O glaucoma de ângulo aberto é o mais comum. Trata-se de um problema no sistema de drenagem interno do olho, o que causa o aumento da pressão ocular e lesiona o nervo óptico. Essa manifestação da doença é silenciosa, e muitas vezes o portador só percebe os sintomas em estágio avançado.

Já o glaucoma de ângulo fechado também é causado por um aumento da pressão interna do olho e acontece pela obstrução do sistema de drenagem. Já o glaucoma secundário é causado por traumas oculares, doenças, e está diretamente associado ao uso de medicamentos a base de corticoide.

O glaucoma congênito se manifesta desde o nascimento e acontece por uma má formação do sistema de drenagem do humor aquoso, o líquido que nutre as estruturas internas do olho. O tratamento para todos esses tipos varia, podendo ir desde o uso de colírios para aliviar a pressão ocular até cirurgias intraoculares.

Texto: Larissa Figueiredo, com informações do CBO e CNJ
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG