Pesquisa aponta que TJMMG é um ótimo lugar para se trabalhar

15/03/2024 16h26 - Atualizado em 15/03/24 16h26

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) é um ótimo lugar para se trabalhar. É o que garantem 100% dos servidores e colaboradores que responderam a 1ª Pesquisa de Clima Organizacional da Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, realizada em 2023 e cujos resultados acabam de ser divulgados. A pesquisa aponta que o corpo funcional sente orgulho de pertencer ao Tribunal, que para ele é considerado célere e eficiente, que presta um serviço de boa qualidade, relevante e ético à sociedade.

A pesquisa foi realizada pela Seção de Desenvolvimento de Pessoas da Diretoria Executiva de Recursos Humanos, com o objetivo de diagnosticar o clima no órgão sob a ótica de servidores e colaboradores, servindo de subsídio para elaboração dos planos de gestão do clima organizacional. O objetivo é realizar ações afirmativas onde o resultado se apresenta positivo, e corretivas onde for necessário fazer ajustes, a fim de incrementar a satisfação no trabalho e o desempenho institucional.

O questionário foi aplicado no mês de novembro do ano passado, sendo respondido por cerca de metade do corpo funcional público-alvo da iniciativa, entre magistrados, servidores efetivos e de recrutamento amplo, militares à disposição, colaboradores terceirizados, estagiários e adolescentes trabalhadores. As perguntas versaram sobre sete dimensões: condições físicas de trabalho, atividade laboral, relações interpessoais, liderança, percepção de justiça, acesso a informações e percepção sobre a instituição. Todas elas foram detalhadas em subdimensões, e no geral as avaliações foram positivas, acima dos 70%.

Quanto à atividade laboral, que envolve organização do trabalho e realização profissional, destaque para quesitos como “minha equipe trabalha bem” e “dou o meu melhor para o trabalho”, que alcançaram 100%. O sentimento de realização profissional é perceptível em respostas como “meu trabalho é importante para o Tribunal” (99%), “gosto do que faço” e “vejo sentido/significado/propósito no trabalho que executo” (98% cada). As relações interpessoais também foram bem avaliadas, chegando a 89% de satisfação na média de temas como cordialidade, relacionamento com equipe e com outros setores.

Ótimo resultado nas percepções acerca da liderança, em que 100% dos respondentes disseram que seus líderes tratam as equipes com educação e respeito, são moderados no nível de exigência e compreensíveis com eventuais erros. “As lideranças foram muito bem avaliadas, e isso nos fornece um feedback sobre o programa ‘Tornar-se gestor’, que capacita os gestores exatamente para os desafios de liderar equipes e, consequentemente, ter melhoria nas satisfações pessoais dos colaboradores e um impacto positivo na otimização do resultado dos trabalhos”, analisa Cecília Tereza Santos, diretora executiva de Recursos Humanos do TJMMG.

Acerca das condições físicas do Tribunal, que envolvem postos de trabalho e espaços comuns, quase todos os aspectos foram avaliados positivamente, em especial a limpeza, a iluminação, a qualidade dos materiais e equipamentos necessários às atividades laborais. Apenas o nível de ruídos dividiu opiniões, tendo exatamente 50% de avaliações positivas e 50% de negativas.

“O interessante desse tipo de pesquisa é que podemos fazer um trabalho mais assertivo em busca de solução para os problemas. Podemos, por exemplo, pensar de forma prática em como diminuir o nível de ruídos, que não foi bem avaliado por parte dos servidores”, explica a diretora. “De posse dos resultados, vamos trabalhar ações pontuais para reforçar o que foi apontado como bom e melhorar o que não teve uma resposta tão satisfatória”, completa.

A seguir, alguns pontos levantados pela pesquisa:

– O Tribunal é um bom lugar para se trabalhar – 100%

– Sinto orgulho de pertencer ao Tribunal – 99%

– O Tribunal é célere e eficiente – 99%

– O Tribunal presta um serviço de boa qualidade à sociedade – 99%

– O Tribunal presta um serviço relevante à sociedade – 99%

– Sinto-me satisfeito em trabalhar no Tribunal – 98%

– O Tribunal atende bem ao público – 98%

– O Tribunal atua de forma ética – 98%

Texto: Esperança Barros, com informações da DRH
Ascom/TJMMG