Presidente do TJMMG discursa como paraninfo dos formandos do Cegesp 2023

04/12/2023 13h57 - Atualizado em 04/12/23 13h57

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), desembargador cel. Rúbio Paulino Coelho, foi o paraninfo da turma que concluiu o Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública – Cegesp no ano de 2023. A solenidade de formatura foi realizada na última sexta-feira, 1° de dezembro.

Em seu discurso, o presidente do TJMMG rememorou o ano de 1995, quando concluía grau no Curso Superior de Polícia (CSP), o que o “permite conhecer o sentimento de alegria por estarem vivendo este momento de comemoração por mais esta conquista profissional, preenchendo um requisito para a progressão na carreira de oficial superior da Polícia Militar de Minas Gerais, mais especificamente para acesso ao último posto (coronel PM)”.

“O alto nível de discussões acadêmicas vivenciadas ao longo do curso proporcionou a ampliação da visão estratégica e gerencial, habilitando os formandos desta noite para o exercício dos cargos próprios de comando e de assessoria estratégica da PMMG, instituição essa reconhecida pelos seus relevantes serviços prestados à sociedade mineira”, ressaltou.

O desembargador Rúbio, então, seguiu destacando que àqueles que exercem a função de comando não basta o saber técnico-profissional. “Todos devem saber o seu papel no cenário sociopolítico e cultural em que está inserida a instituição policial militar”, disse, destacando os valores do que chama de “verdadeiros comandantes”.

“Os verdadeiros comandantes são aqueles capazes de promover um relacionamento harmonioso com as demais instituições, organizações e em especial com a comunidade, através do estabelecimento de planos e estratégicas que vão agregar valor, aumentar a credibilidade institucional e render bons frutos (…) Comandante é aquele que sabe avaliar situações, que sabe equilibrar suas ações, escolhendo a dosagem certa dentro de um processo cíclico de transformação das organizações militares”, orientou.

E foi além: “O maior desafio de um verdadeiro comandante é saber conduzir e controlar seus comandados, não somente em razão de sua posição hierárquica, mas sobretudo pela força do exemplo, gerando respeito e confiança com o desenvolvimento de habilidades capazes de influenciar pessoas a aderir um modelo de gestão pautado no sentimento de pertencimento, com o envolvimento pessoal e coletivo para o cumprimento da missão institucional”.

O desembargador Rúbio foi homenageado ao final de seu discurso pelo comandante da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro, cel. Eugênio Pascoal da Cunha Valadares; pelo chefe do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação, ten. cel. Vandelan Hudson Rolim; e pela ten. cel. Síria Delgado Matias, representante dos formandos. Na sequência, o presidente do TJMMG descerrou a placa alusiva à formatura da turma, acompanhado pelo cel. Eugênio, pelo ten. cel. Vanderlan e pelo representante dos formandos, o ten. cel. Nicanor Henrique Netto Armando.

Especialização – Realizado pela Academia da Polícia Militar, por meio do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação, o Cegesp é um curso de pós-graduação lato-sensu destinado aos oficiais superiores da instituição, como requisito para ascensão profissional, bem como para especialização acadêmica. A turma 2023, iniciada em março, teve participação de 27 oficiais superiores, sendo 15 tenentes-coronéis e 12 majores da PMMG.

Dentre os discentes, a maj. Raquel Bessa Teixeira da Cunha Vilela concluiu o curso classificada em primeiro lugar, a ten. cel. Síria Delgado Matias em segundo, e o ten. cel. Antônio Carlos Correa Júnior em terceiro. Por conta de sua classificação, a maj. Raquel Bessa Teixeira da Cunha Vilela recebeu a Medalha “Capitão João Guimarães Rosa”, comenda que homenageia a inteligência do escritor brasileiro que também fez carreira como oficial médico da PMMG.

O comandante-geral da PMMG, cel. Rodrigo Piassi do Nascimento, participou da solenidade, bem como o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, brigadeiro do ar José Henrique Kaipper. A ten.cel. Ivana Ferreira Quintão foi a oradora da turma, que escolheu como patrono o 1º ten. Alisson Cabral de Freitas, aspirante do ano de 2001, que teve sua vida ceifada no cumprimento do dever. Segundo os formandos, “como forma de materializar e imortalizar o espírito de sacrifício desprendido pelo oficial contemporâneo de todos da turma do Cegesp 2023”, foi conferida uma lembrança ao ten. cel. veterano Manoel Joaquim de Freitas, pai do homenageado.

Texto: Esperança Barros
Ascom/TJMMG