TJMMG celebra o Dia Internacional das Mulheres com reconhecimento e homenagens

11/03/2024 15h28 - Atualizado em 12/03/24 12h15

O Dia Internacional das Mulheres foi celebrado com destaque no Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, que concentrou suas atividades em torno desde marco especial. Durante o dia, as colaboradoras do TJMMG foram surpreendidas com um gesto simbólico do presidente, o desembargador Rúbio Paulino Coelho.

Em sinal de reconhecimento, todas as mulheres receberam um delicado bombom acompanhado da seguinte mensagem: “Mulheres são a força que impulsiona o mundo, merecem respeito e reconhecimento todos os dias do ano”. Esse ato sublinhou a relevância e a força das mulheres no ambiente de trabalho.

Ainda em torno do Dia das Mulheres, durante o evento de lançamento da Polícia Judiciária Militar Eletrônica (EPJM), o presidente Rúbio enfatizou a liderança feminina no Tribunal. “O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais é comandado pelas mulheres.” Ele destacou a liderança significativa de mulheres que comandam uma parte das diretorias, auditorias e assessoria da presidência.

Ele ainda expressou seu apoio às mulheres. “Estaremos sempre ao lado das mulheres. Estaremos sempre prontos a protegê-las, acolhê-las e a sermos amigos e companheiros das mulheres em todos os momentos das suas vidas”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença das juízas de Direito substitutas Carolina Aleixo Benetti de Oliveira Rodrigues, Renata Rodrigues de Pádua, respectivamente da 2ª e 4ª AJME auditorias. Ambas foram convidadas a compor a mesa de honra, junto à cel. PM Gracielle Rodrigues Santos, comandante do Policiamento de Meio Ambiente, respondendo pela Diretoria de Comunicação Organizacional. Também como parte das homenagens, um quarteto de músicos da Orquestra Sinfônica da PMMG executou a canção “Maria, Maria” de Milton Nascimento.

Em expressão de gratidão pela iniciativa do TJMMG, a juíza Carolina Aleixo Benetti de Oliveira Rodrigues compartilhou sua satisfação e reconhecimento. “É uma data muito significativa para nós mulheres, é uma conquista muito importante e é um marco para a mulher estar dentro da Justiça Militar. Ser juíza é uma realização e estou muito grata por isso, o Tribunal trabalha esse dia em forma de várias homenagens e eu estou muito satisfeita de estar aqui hoje.” destacou.

A juíza Renata Rodrigues de Pádua também disse que este ano o Dia Internacional da Mulher foi por ela comemorado “com muita alegria, gratidão e com especial relevância” diante do seu recente ingresso na magistratura. “Ser magistrada é uma realização profissional há muito almejada e sonhada, especialmente diante do papel constitucional e convencional que cabe ao Poder Judiciário no Estado Democrático de Direito. Compor a magistratura traz-me um enorme desafio devido às contingências e variáveis históricas relacionadas à assimetria na participação na vida pública sob o olhar de gênero e raça. Contribuir para ampliar a participação das mulheres, especialmente no ramo de uma Justiça Especializada, será sempre motivo de comemoração”, exaltou.

Texto: Ana Luísa Ribeiro
Edição: Tatiana Reis
Ascom/TJMMG