TJMMG compartilha informações sobre autismo durante o Abril Azul

03/04/2023 17h33 - Atualizado em 25/04/23 15h45

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo, é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos. Entender melhor esse transtorno é a chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA e, por isso, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) se engaja este ano à campanha Abril Azul, que tem por objetivo disseminar informações acerca do tema de forma a também ajudar que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a tratamentos terapêuticos, os quais podem ser decisivos para seu desenvolvimento.

De acordo com a Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a pessoa com TEA é considera pessoa com deficiência. Ele acomete cerca de 1 a 2% da população mundial, com maior prevalência no sexo masculino, e as causas são multifatoriais, tendo grande influência genética, mas também participação de aspectos ambientais.

Os sinais começam a se manifestar ainda na primeira infância e persistem durante a adolescência e vida adulta, e algumas outras condições podem acompanhar o TEA, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), depressão, epilepsia e deficiência intelectual. O tratamento é baseado em terapias de reabilitação de acordo com as necessidades de cada pessoa e envolvem equipe multidisciplinar, com o objetivo de melhorar a funcionalidade social e as habilidades de comunicação, além de reduzir comportamentos negativos e não-funcionais, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas com TEA e de seus familiares e cuidadores.

O Abril Azul foi aberto oficialmente no dia 2 deste mês, quando se celebrou Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. No âmbito do TJMMG, a campanha é uma ação conjunta da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência, da Comissão de Gestão do Plano de Logística Sustentável e do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores, com realização do Serviço de Comunicação Institucional (Secom) e da Escola Judicial Militar (EJM).

Texto: Edição Secom/TJMMG, a partir de texto da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência