TJMMG distribui marcadores de livros com informações sobre endometriose no Março Amarelo

26/03/2024 17h01 - Atualizado em 26/03/24 17h01

No mês de março, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) reforçou seu compromisso com a conscientização sobre a endometriose, uma condição que afeta cerca de 176 milhões de mulheres em todo o mundo. Como parte das iniciativas da campanha Março Amarelo, foram entregues nesta terça-feira, 26, marcadores de livros com mensagens acerca do tema para as servidoras e colaboradores da Justiça Militar mineira, incentivando a busca por informação sobre a doença.

Foram produzidos marcadores de livros com mensagens diferentes. “Sentir cólica forte não é drama e pode ser endometriose”, “Fluxo menstrual intenso e desconfortável pode ser endometriose”, “Familiar com endometriose é fator de risco” e “Tentar engravidar por mais de um ano sem sucesso pode ser endometriose” foram as mensagens compartilhadas, todas acompanhadas do alerta “Procure seu médico”. A campanha Março Amarelo é uma iniciativa da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS).

Além disso, ao longo do mês o TJMMG vem disponibilizando conteúdos informativos sobre endometriose nos veículos de comunicação institucional e iluminou o edifício-sede com luzes amarelas. Esses atos simbólicos buscam destacar a importância de reconhecer os desafios enfrentados pelas mulheres que sofrem com a doença.

Graziella Grossi, do setor de Manutenção Predial e Obras (Sempo), foi uma a receber o marcador de livro e falou da importância das campanhas de conscientização. “Achei interessante a proposta do marcador de livros. Fico feliz de acompanhar mais uma campanha de conscientização no TJMMG, pois sou informada cada vez mais sobre como me proteger e como cuidar de mim mesma”, elogiou.

A recepcionista Pamella Kate Soares dos Santos se mostrou surpresa com os sintomas da endometriose divulgados durante o Março Amarelo. “Não sabia que era importante a pessoa ir ao médico ao sentir cólicas muito fortes. Fiquei sabendo que este é um dos sintomas de endometriose pela campanha do TJMMG”, comentou.

Texto: Ana Luísa Ribeiro
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG