TJMMG integra mesa de honra da inauguração das novas instalações do Fórum de Abre Campo

08/04/2024 13h44 - Atualizado em 10/04/24 17h42

O vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), desembargador James Ferreira Santos, representou a Corte Castrense na inauguração do novo Fórum Doutor Octávio de Paula Rodrigues, na Comarca de Abre Campo, município da Zona da Mata mineira, localizado a 215km de Belo Horizonte. O desembargador integrou a mesa de honra do evento realizado na sexta-feira, 5.

O novo espaço do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) tem capacidade para abrigar até três varas e uma estrutura moderna e ampla para atender a comunidade local de aproximadamente 14 mil habitantes. O diretor do foro da Comarca de Abre Campo, juiz Vinicius Pereira de Paula, afirmou que a nova edificação trará melhorias significativas à estrutura física do Judiciário local e condições mais apropriadas para o exercício da função jurisdicional.

Atualmente, as duas varas da comarca têm um acervo processual de aproximadamente 6,4 mil feitos ativos, com distribuição média de 450 novos processos por mês. O juiz ressaltou que, nos últimos anos, a movimentação processual na comarca cresceu bastante, o que acarretou um aumento do número de servidores, colaboradores, estagiários e, principalmente, a presença do jurisdicionado no fórum.

“Nós fomos desafiados a desenvolver novos métodos para fazer frente a essa quantidade de demanda. E uma das medidas que temos adotado é a realização de mutirões de audiência de conciliação, que propicia a resolução mais ágil dos conflitos. Então, o novo fórum contribuirá muito para isso”, ressaltou o diretor do foro da centenária comarca, que em junho de 2024 completa 132 anos de instalação e também atende os municípios de Caputira, Matipó, Pedra Bonita, Santa Margarida e Sericita, além dos distritos de Granada, Padre Fialho e Ribeirão de São Domingos.

“Com o aumento da demanda, o prédio antigo já não estava comportando a quantidade de ações que são distribuídas. Com o novo prédio, nós temos condições de ampliar frentes de trabalho e de realizar um maior número de mutirões, tornando mais efetivo o nosso serviço”, disse o juiz. “A edificação que hoje inauguramos é uma resposta nossa à necessidade de oferecermos ambientes mais dignos e adequados aos que aqui trabalham, bem como aos jurisdicionados. Por isso, reconhecemos que hoje é um dia de celebração para os cidadãos abre-campenses”, corroborou o presidente do TJMG, José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

O presidente do TJMG descerrou a fita ao lado do diretor do foro da comarca, do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela, do senador Carlos Viana e demais autoridades. Eles compuseram a mesa de honra ao lado do vice-presidente do TJMMG, desembargador James Ferreira Santos; do corregedor-geral de Justiça do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; dos ex-presidentes do TJMG desembargador Joaquim Herculano Rodrigues e desembargador Gilson Soares Lemes; do desembargador Wanderley Paiva, representando a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis); e do procurador de Justiça abre-campense Olintho Salgado de Paiva, representando o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, entre outros convidados.

Homenagens – O pároco de Abre Campo, José Maria Coelho da Silva, realizou a bênção do novo fórum, cujo nome homenageia o pai do desembargador aposentado Joaquim Herculano Rodrigues, ex-presidente do TJMG. “Meu pai advogou em Abre Campo por 59 anos. Eu iniciei minha carreira como advogado aqui também, exercendo a profissão com meu pai durante quatro anos, e depois segui para a magistratura. Então, a inauguração do fórum que leva o nome dele é motivo de muita alegria e satisfação para mim”, disse o desembargador, que ao lado do presidente do TJMG e do também desembargador Wanderley Paiva foi homenageado por juízes da comarca.

“A inauguração deste fórum é a realização de um sonho. Desde 2010 temos lutado para conseguir o terreno e hoje eu me sinto muito feliz de estar aqui na companhia dos meus colegas para inaugurar essa obra, que é um cartão-postal da cidade. Passa um filme na cabeça de quando eu ainda era adolescente e o então juiz à época, Joaquim Gomes Lima Filho, me levou para fazer faxina no fórum antigo, depois ele me levou para ser auxiliar de cartório. Então é uma recordação muito boa”, rememorou o desembargador Wanderley Paiva, natural de Abre Campo.

Texto: Ana Luísa Ribeiro, a partir de texto do TJMG
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG
Fotos: Gláucia Rodrigues/ TJMG