TJMMG lança quinto volume do “Manual de Gestão Documental”

17/04/2024 17h24 - Atualizado em 19/04/24 11h13

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) disponibilizou ao público o volume 5 da coleção “Manual de Gestão Documental”, que aborda o tema “Fluxograma de Tratamento: Destinação Final”. A nova edição reflete um amadurecimento institucional significativo, impulsionado pela aprovação de um novo sistema de governança e pela criação da Unidade de Gestão Documental em 2023.

Nas últimas décadas, as instituições procuraram métodos para lidar com os documentos produzidos, recebidos e acumulados ao longo de sua história, sem deixar de lado o desafio de adequar-se às demandas contemporâneas que visam celeridade de resposta e controles efetivos e rigorosos de autenticidade e proteção da informação. Alinhado a essa tendência, desde 2018, quando o TJMMG publicou um tutorial sobre gestão de documentos judiciais para auxiliar as atividades desenvolvidas à época, a instituição tem se destacado no campo da gestão documental. Para se ter uma ideia, o primeiro material lançado antecipou diretrizes e normas que só foram oficializadas em 2020 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao criar o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname).

A alta densidade e complexidade do tema da gestão documental demandam uma abordagem pedagógica, conforme reconhecido pelo TJMMG, por isso os manuais produzidos foram divididos em volumes, com o primeiro publicado em 2021, intitulado “Conhecendo o Arquivo, os Documentos e a Gestão Documental”. Depois vieram volumes dedicados a “Recursos Humanos”, “Fluxograma de Tratamento: Análises e Inspeções”, “Fluxograma de Tratamento: Higienização, Restauração, Digitalização e Remontagem de documentos” e agora, em 2024, o TJMMG apresenta o volume 5 desta coleção, que ainda prosseguirá com outras partes objetivando a efetividade da administração pública.

“Este manual faz parte de uma coletânea produzida pela equipe de Gestão Documental do TJMMG e visa apresentar as noções da destinação final dos documentos de acordo com seu ciclo de vida”, explica a equipe da Gestão Documental na  apresentação da obra. “O volume 5 é uma continuidade do fluxograma de tratamento de documentos que visa apontar os próximos passos, que não são necessariamente o estágio final. Afinal de contas, o arquivo é vivo e está em constante movimento de preservação, atualização e disseminação”, completa.

Leia o volume 5 da coleção “Manual de Gestão Documental” aqui.

Acesse toda a coleção aqui.

Texto: Ana Luísa Ribeiro, a partir de texto da Gestão Documental
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG