TJMMG marca presença nas comemorações pelos 150 anos da Justiça mineira em Ouro Preto

17/08/2023 09h09 - Atualizado em 18/08/23 16h51

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais marcou presença nos eventos comemorativos pelos 150 anos da Justiça mineira, que ocorreram em Ouro Preto na última sexta-feira, 11. As celebrações contaram com o lançamento das bases do Museu do Judiciário no município, e o desembargador Fernando Armando Ribeiro representou o TJMMG no descerramento da placa e compondo a mesa de honra. O magistrado também participou da Missa em Ação de Graças, na Basílica do Pilar.

A solenidade de lançamento das bases do Museu foi realizada no prédio do antigo fórum da comarca, que deverá se tornar mais um ponto de memória e cultura na cidade. O espaço museológico tem previsão para ser inaugurado em fevereiro do ano que vem. Na oportunidade, houve distribuição de honrarias a personalidades e palestra histórica do juiz Auro Aparecido Maia Andrade. O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, também presenteou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Arthur Filho, com dois livros de seu bisavô, o desembargador João Pereira da Silva Continentino. Os exemplares vão se incorporar ao acervo da Memória do Judiciário.

Participaram da mesa de honra do evento o representante do TJMMG, o prefeito de Ouro Preto, o presidente do TJMG, e também o 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas; a 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o superintendente do programa Novos Rumos e organizador da solenidade, desembargador Jayme Silvestre Corrêa Camargo; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região  (TRF-6), desembargadora Mônica Sifuentes; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3), Ricardo Antônio Mohallem; a diretora do foro da comarca de Ouro Preto, juíza Kellen Cristini de Sales e Souza; e o mais longevo desembargador do TJMG, Elisson Guimarães.

A Missa em Ação de Graças foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Durante a celebração, o líder religioso falou sobre a importância do ofício de julgar e dos profissionais do Direito, da contribuição do Poder Judiciário para a sociedade, da necessidade de buscar a transparência do direito e do exercício judicante, e também de agradecer pelo caminho percorrido.

Texto: Larissa Figueiredo, com texto de TJMG
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG
Fotos: Cecília Pederzoli /TJMG/divulgação