TJMMG participa de encontro com presidente do STF e do CNJ

28/11/2023 10h07 - Atualizado em 28/11/23 10h12

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, que também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esteve reunido na segunda-feira, 27, com presidentes de tribunais mineiros na sede do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6). O desembargador Fernando Armando Ribeiro participou do encontro representando o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Rúbio Paulino Coelho, que se encontrava no Espírito Santo participando de um evento sobre Justiça Militar promovido pelo Tribunal de Justiça daquele estado.

Desembargador Fernando Armando Ribeiro (TJMMG), desembargador José Arthur Filho (TJMG), ministro Luís Roberto Barroso (STF), desembargadora federal Monica Sifuentes (TRF6), desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini (TRE-MG) e desembargador Ricardo Antônio Mohallem (TRT-MG)

A transformação digital da Justiça brasileira esteve no centro do encontro do ministro com os representantes das cortes mineiras. Estiveram na reunião, ao lado do desembargador do TJMMG, a presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini; e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), desembargador Ricardo Antônio Mohallem.

“Falamos sobre vários temas, como o Exame Nacional da Magistratura, e demos ênfase a dois gargalos da Justiça brasileira: a execução fiscal e as ações contra o INSS. Também conversamos sobre o respeito às opções dos tribunais para adotarem o sistema de processamento eletrônico que preferirem”, disse o ministro Barroso.

Ele faz referência ao Programa Justiça 4.0, que disponibiliza novas tecnologias e inteligência artificial, impulsionando a transformação digital do Judiciário. Uma das metas do programa é a integração plena dos Tribunais à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) e a qualificação dos dados transmitidos ao Codex (plataforma de extração de dados e informações processuais), segundo o ministro Barroso, uma interface única com grande base de dados “que precisa ser integrada e alimentada por todos os tribunais, o que que vai ser um avanço muito importante na digitalização da justiça brasileira”.

Texto: Esperança Barros, a partir de texto do TJMG
Foto: Riva Moreira/ TJMG/ divulgação