TJMMG participa de encontro para debater prevenção e enfrentamento do assédio no Judiciário

29/06/2023 18h12 - Atualizado em 30/06/23 14h01

O desembargador e presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no âmbito da Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, Fernando Armando Ribeiro, participou do I Encontro de Comissões ou Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Poder Judiciário. O evento ocorreu na quarta-feira, 28, na sede do Conselho da Justiça Federal, em Brasília, com transmissão ao vivo, via Youtube no canal do Conselho Nacional de Justiça.

O evento contou com uma palestra ministrada pela diretora da Escola de Mediação (Emedi), Daniela Muniz Bezerra de Melo, sobre a Comunicação Não Violenta. No dia anterior ao Encontro, na terça-feira, 27, o magistrado e membros da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) participaram de um minicurso vivencial sobre a CNV, destinado a todos os seus servidores e colaboradores.

Após a palestra, houve um debate com participação da analista judiciária do CNJ, Meg Gomes Martins de Ávila, e do analista processual do Tribunal de Justiça de Rondônia Leandro Aparecido Fonseca Miassato. Em seguida, foi apresentando o aplicativo Respeito em Jogo, desenvolvido no âmbito da Justiça Militar pela juíza federal da Justiça Militar, Mariana Aquino, e pelo programador e técnico judiciário do Superior Tribunal Militar, Diogo Assis Ferreira.

Ainda ocorreram cinco oficinas presenciais, sem transmissão para o Youtube, com os temas: Fluxo de trabalho da Comissão; Justiça restaurativa: práticas restaurativas aplicadas a casos de assédio; Aprimoramento da resolução; Protocolo de acolhimento e capacitação. Os resultados dos debates foram levados à Plenária que aconteceu no final da programação.

 

Texto: Larissa Figueiredo, com texto de CNJ

Secom/TJMMG