TJMMG prestigia posse de nova desembargadora do TJMG

09/04/2024 13h52 - Atualizado em 09/04/24 13h53

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) participou da solenidade de posse da advogada Mônica Aragão Martiniano Ferreira e Costa como nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A solenidade foi realizada na segunda-feira, 8, e contou com a presença do presidente do TJMMG, desembargador Jadir Silva, e do ouvidor, desembargador Fernando Armando Ribeiro.

Ex-professor da agora desembargadora, o presidente Jadir Silva compôs a mesa de honra do evento, ao lado do presidente do TJMG, José Arthur de Carvalho Pereira Filho; do governador Romeu Zema; dos desembargadores Alberto Vilas Boas e Renato Dresch, respectivamente 1º e 2º vice-presidentes do TJMG; do corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, e da vice-corregedora-geral, desembargadora Yeda Athias; da procuradora de Justiça Najda Kelly Pereira de Souza Miller, representando o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; da presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora Mônica Sifuentes; do deputado estadual Tito Torres, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite; e do presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel Souza Marques de Azevedo.

O ouvidor do TJMMG, desembargador Fernando Armando Ribeiro, integrou a mesa estendida, ao lado das demais autoridades que prestigiaram o evento, tais como o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Gilberto Diniz; da defensora pública auxiliar da Defensoria Geral, Carla Lima Dias França dos Santos, representando o defensor público-geral de Minas Gerais em exercício, Nikolas Stefany Macedo Katopodis; e da vice-presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juíza Rosimere das Graças do Couto.

A desembargadora Mônica Aragão ocupará a 9ª Câmara Criminal do TJMG, em decorrência da aposentadoria do desembargador José Mauro Catta Preta Leal. Ela foi nomeada pelo governador Romeu Zema no dia 13 de março para a vaga destinada ao quinto constitucional, após votação da lista tríplice da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG) submetida ao Tribunal Pleno do TJMG.

“É sempre uma grande satisfação quando, às nossas fileiras, na Segunda Instância, vêm se somar quadros que trazem novas ideias e agregam suas experiências e seus conhecimentos ao nosso esforço de aperfeiçoar continuamente o Judiciário mineiro”, afirmou o presidente do TJMG, José Arthur de Carvalho Pereira Filho, que apresentou um breve resumo da carreira da nova desembargadora.

“Formada em Direito pela Faculdade Milton Campos, em 1991, a empossada é mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais, sendo uma profissional experiente, com sólida formação jurídica, e que passa a integrar a Corte mineira por meio do quinto constitucional, instrumento que visa democratizar o Poder Judiciário, trazendo mais variedade de visões aos nossos Tribunais”, disse.

O presidente da OAB/MG, Sérgio Rodrigues Leonardo, ressaltou a importância de se abrir espaço para a fala da entidade representativa dos advogados. Em seu discurso, citou nominalmente a iniciativa do presidente Jadir Silva, cuja recente cerimônia de posse à frente da presidência do TJMMG, no último dia 21 de março, deu início à sequência de pronunciamentos das autoridades presentes exatamente com a OAB/MG. Agora ele celebra o fato de o TJMG estar bem representado com mais uma pessoa oriunda da classe dos advogados.

“É uma alegria ter a honra de ser presidente da OAB de Minas Gerais quando a advogada Mônica Aragão Martiniano, depois de tanta resiliência, de tanta luta por tantos anos em várias gestões da OAB, enfim foi nomeada desembargadora do TJMG. Eu tenho certeza que a professora Mônica Aragão abrilhantará essa Corte e contribuirá para a evolução do Direito em Minas Gerais”, disse.

Aplaudida de pé – A desembargadora Mônica Aragão foi aplaudida de pé ao entrar no auditório, e após ler o termo de posse foi agraciada com o Colar do Mérito Judiciário, que tem a finalidade de condecorar pessoas e instituições, brasileiras ou estrangeiras, por sua contribuição e prestação de serviços à Justiça ou à cultura jurídica.

“Meu coração está em festa, este é um momento que eu desejei muito. Eu tenho uma longa caminhada em busca de um sonho, que nesse momento se realiza junto à Casa da Justiça e junto aos grandes amigos que me aliei na minha carreira como advogada e como professora. Então, o que eu posso dizer nesse momento é que é uma alegria infinita de realização”, afirmou a desembargadora, que se disse entusiasmada com a nova missão.

“A 9ª Câmara Criminal irá exigir muito de mim, sobretudo sob o aspecto humano e sob o aspecto da justiça, porque se trata de uma Câmara que cuida, em essência, da violência contra a mulher. Portanto, eu tenho uma fé muito grande na justiça, sempre acreditei muito nela, e é com esse espírito que eu assumo honradamente essa cadeira no Tribunal de Justiça de Minas Gerais”, agradeceu.

Texto: Edição Esperança Barros (Ascom/TJMMG), a partir de texto do TJMG
Fotos: TJMG, Geórgia Baçvaroff/Amagis e Juarez Rodrigues/TJMG