TJMMG prestigia solenidade de abertura do Mês da Segurança Institucional no MPMG

07/08/2023 15h58 - Atualizado em 07/08/23 16h05

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG esteve entre as instituições convidadas para a abertura do Mês da Segurança Institucional do Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, realizada nesta manhã, 7 de agosto, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. A Corte Militar esteve presente com o desembargador James Ferreira Santos, representando o presidente, desembargador Rúbio Paulino Coelho.

O desembargador James Ferreira Santos compôs o dispositivo de honra da solenidade, ao lado de outras autoridades como o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o corregedor-geral do MPMG, Marco Antônio Lopes de Almeida, a ouvidora do MPMG, Estela Ferreira Mateus, o Subsecretário de inteligência e atuação da Sejusp, Christian Vianna de Azevedo, o Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Inspetor Fabio Henrique Silva Jardim, o Diretor de inteligência da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Coronel Miller França Michalick, representando o Comandante-Geral, Coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, o Superintendente de Informações e Inteligência, Policial Delegado-Geral Antônio Junio Dutra Prado, representando a Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Delegada Letícia Gamboge Reis,  o comandante-geral do Bombeiro Militar de Minas Gerais, coronel BM Erlon Dias do Nascimento Botelho.

O Mês da Segurança Institucional tem como objetivo difundir e incentivar a implementação de uma cultura de segurança no Ministério Público, bem como a proteção e o zelo pelo patrimônio da instituição. Para isso, o GSI promove atividades voltadas para esse fim, incluindo, a disponibilização de uma cartilha de controle de acesso de dados.

Durante a solenidade, o MPMG homenageou autoridades que tem colaborado com a salvaguarda da instituição e de seus integrantes. Receberam a homenagem o capitão da Polícia Militar (PM) Roberto Hermelindo, o 3º sargento da PM Marcos Rufino de Oliveira, o investigador da Polícia Civil (PC), Cael Kalinowski, o capitão do Corpo de Bombeiros Militar, Sandro Bragio, o servidor do CNMP João Barbosa Lima e a servidora do GSI, Denise Eloy Peixoto.

A coordenadora do GSI, Vanessa Fusco Nogueira Simões, afirmou que, “nos últimos dois anos, o setor tem aprimorado o gerenciamento de todas as suas diretorias, estabelecendo melhores fluxos com a área administrativa e, principalmente, implementando a proatividade no que se refere à ameaça contra membros e servidores”. Além disso, segundo a coordenadora do GSI, na atual gestão, o setor tem priorizado à segurança da informação e a segurança cibernética. “Estamos vigilantes”, afirmou.

“Estamos fazendo todo o investimento necessário para fortalecer ainda mais a área de inteligência e segurança do Ministério Público”. Só assim, com investimento e gestão eficiente, se consegue evitar e dar respostas rápidas. ‘Temos de antecipar aos problemas para evitar que se instalem e se transformem em grandes traumas às instituições”, corroborou o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, em seguida o subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Christian Vianna de Azevedo, proferiu a palestra Segurança Institucional E Organizações Criminosas.

Texto: Tatiana Reis (Secom/TJMMG), a partir do texto do MPMG
Fotos: MPMG