Vice-presidente representa TJMMG na inauguração do Fórum Digital de Venda Nova

03/04/2024 08h52 - Atualizado em 03/04/24 08h52

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) esteve representado pelo vice-presidente, desembargador James Ferreira Santos, na solenidade de inauguração das instalações do Fórum Digital do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) em Venda Nova, ocorrido na tarde de terça-feira, 2. O desembargador compôs o dispositivo de honra e participou do descerramento da placa e do desenlace da fita, momentos que simbolizaram a abertura oficial das novas instalações deste que é o quarto Fórum Digital instalado em Minas Gerais, sendo o primeiro na Região Metropolitana.

Os fóruns digitais são pontos de atendimento eletrônicos que viabilizam a prestação de serviços pelo Judiciário e por órgãos conveniados de maneira integralmente remota, com a proposta de levar a Justiça a locais distantes das sedes das comarcas e que possuem grande demanda pelo Judiciário. São disponibilizados serviços como atendimento às partes, advogados, atendimento pré-processual, processual, atermação digital, emissão de certidões e até a realização de audiências por videoconferência. Isso busca, entre outros aspectos, evitar o deslocamento do cidadão ao fórum físico.

No caso específico do Fórum Digital de Venda Nova, ele vai facilitar o acesso à Justiça aos moradores da região norte de Belo Horizonte, que possui quase 270 mil habitantes e que até então precisavam se dirigir à sede da Comarca de Belo Horizonte. A unidade está localizada na rua Padre Pedro Pinto, 422, e conta com salas para audiências, juizado especial, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Digital, assim como salas multiuso, espaço para informações e triagem.

“É uma região muito populosa, que tem uma grande demanda e que agora não precisará mais se deslocar até Belo Horizonte para receber esse serviço. O TJMG verdadeiramente quer estar onde o povo está. E o povo está em Venda Nova, carente por Justiça e necessitando desse atendimento humanizado, privilegiado e atencioso das instituições públicas, em especial do Poder Judiciário”, avaliou o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior.

O juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, também destacou a aproximação do Poder Judiciário do jurisdicionado por meio do Fórum Digital. “A pessoa encontrará vários serviços judiciários aqui, não vai precisar se deslocar de um lado para o outro. Aqui, ela vai ter uma informação mais qualificada e mais geral sobre a vida dela perante o Judiciário”, disse.

O Fórum Digital de Venda Nova se soma às unidades de Padre Paraíso, que integra a Comarca de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha; à de Papagaios, da Comarca de Pitangui, na região Central de Minas Gerais; e à unidade de Lagoa Grande, localizada na região Noroeste e pertencente à Comarca de Presidente Olegário. Disponibilizar esses serviços em uma localização tão estratégica para o Judiciário foi destacada em discurso pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

“Com o passar das décadas, o distrito consolidou-se como uma região de comércio pujante, desenvolvendo-se sobremaneira. Assim, atentos aos novos horizontes que as mais recentes soluções tecnológicas nos abrem, bem como às demandas da comunidade que aqui vive, temos hoje a satisfação de inaugurar um Fórum Digital neste distrito. Para mim, é uma imensa honra participar deste momento, pois reconheço que, com a entrega deste espaço, inicia-se mais uma importante página na história de Venda Nova”, afirmou o presidente, ressaltando que a iniciativa vai ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 da Agenda 2030, que estabelece o compromisso de todos os signatários do documento global em “proporcionar o acesso à Justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas, em todos os níveis”.

Autoridades – O vice-presidente do TJMMG, desembargador James Ferreira Santos, compôs o dispositivo de honra ao lado do presidente do TJMG, do corregedor-geral de Justiça, do juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte e mais da superintendente Administrativa Adjunta de Gestão Estratégica, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; do superintendente de Obras do TJMG, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; bem como da desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça. Também compuseram o dispositivo de honra o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Marcus Vinícius Mendes do Valle, representando a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; a defensora pública Emília Eunice Alcaraz Castilho, representando o defensor público-geral em exercício, Nikolas Katopodis; o presidente da subseção Venda Nova, Warley Rodrigues Belo, representando a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB-MG); e o delegado Vitor Abdala, representando a Polícia Civil de Minas Gerais.

Texto: Ana Luísa Ribeiro e Esperança Barros, com informações de TJMG

Fotos: Cecília Pederzoli / TJMG
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG