Acessibilidade no Portal do TJMMG

Acessibilidade na web

Acessibilidade Digital é a eliminação de barreiras na Web. O conceito pressupõe que os sites e portais sejam projetados de modo que todas as pessoas possam perceber, entender, navegar e interagir de maneira efetiva com as páginas.

As diversas barreiras encontradas nos sítios eletrônicos atingem principalmente as pessoas com deficiência. Ao utilizarem a Web e seus recursos, as pessoas com deficiência ou outras limitações, deparam-se com obstáculos que dificultam e, muitas vezes, impossibilitam o acesso aos conteúdos e páginas. No Brasil, segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2010, há aproximadamente 45 milhões de pessoas que apresentam pelo menos uma das deficiências investigadas. Esse número representa 23,9% da população brasileira. Um percentual a ser considerado quando discutimos a importância de implementar a acessibilidade nos sítios governamentais.

Facilitando a leitura

Na parte superior do Portal do TJMMG, o usuário encontra uma barra de acessibilidade com os principais atalhos de navegação pelo teclado, a opção para alterar o contraste e o mapa do site. Essas ferramentas estão presentes em todas as páginas do Portal.

Na barra de navegação existente no alto da página, estão colocados links de acesso, com indicações dos títulos e subtítulos e das diferentes regiões da página web (cabeçalho, menu, conteúdo principal, rodapé etc.) para melhor identificar áreas importante da página.

Alternativas de navegação

Os padrões de atalhos utilizados são:

Tecla Alt + 1, para ir ao começo do conteúdo principal da página.
Tecla Alt + 2, para chegar ao início do menu principal.
Tecla Alt + 3, para realizar uma busca interna.
Tecla Alt + 4, para ir até a seção de conteúdo (Notícias e Mundo Oficial e Audiências e Julgamentos).
Tecla Alt + 5, para ir até o rodapé.
Tecla Alt + 6, para habilitar o alto contraste.

Não sendo possível a navegação pelas páginas usando o mouse, as teclas de atalho e acesso por meio da tecla ‘TAB’ permitem ao usuário acessar a informação.

Para navegador Firefox: [Alt] + [Shift] + nº
Para navegador Internet Explorer: [Alt] + nº + [Enter]Para Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESS KEY da página.
Caso o usuário encontre alguma barreira ou dificuldade, ao acessar qualquer página do Portal do TJMMG, deve relatar o problema encontrado por meio dos nossos canais de atendimento. Deve entrar em contato também quando não encontrar o conteúdo desejado, identificar alguma informação a ser otimizada ou sugerir medidas para aperfeiçoar nossos serviços.

Leitores de tela

O leitor de tela é um software usado para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por portadores de necessidades especiais visuais. Também pode ser usado como um conforto do usuário.

Os portadores necessidades especiais visuais valem-se de tais softwares para navegar pela internet, uma vez que estes programas vão passando por textos e imagens e sintetizando a fala humana (Basicamente, o programa lê para o usuário o que está na tela).

O VLibras é uma ferramenta gratuita (de código aberto e distribuição livre) que faz a tradução automática da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras foi desenvolvido para melhorar o acesso das pessoas surdas usuárias de Libras à informação e à comunicação.

Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS

Confira AQUI os vídeos com intérprete de linguagem brasileira de sinais, disponibilizados pelo TJMMG.

Contato

Caso encontre alguma dificuldade para obter a informação ou serviço que você precisa ou queira contribuir com sugestões e dicas para melhorar a experiência de nossos usuários, encaminhe sua mensagem para o e-mail acessibilidade@tjmmg.jus.br